Vencendo o mal com o bem


Uma das atitudes que mais admiro é quando uma pessoa consegue se comportar de maneira sábia e sensata numa situação controversa com outro alguém, mais especificamente quando alguém a trata mal e ela consegue agir com amor e misericórdia para com aquela pessoa. 

Sabe aquela pessoa chata que você não aguenta? Que você não gosta nem de conversar com ela? Será que essas atitudes não mostram algo errado em nosso coração? Pode ser que sim ou pode ser que não. Porém, podemos afirmar com mais clareza que há um erro quando você acaba tratando-a mal ou devolvendo com a mesma moeda.

Se uma pessoa é chata e você não gosta dela por isso, então você condena a atitude dela, mas então você acaba sendo chato com ela também. Como você pode falar mal da atitude dela se você acaba fazendo o que ela faz, a atitude que você mesmo condenou? Não tem lógica.

Se você descobrir que alguém fofoca sobre você, fala mal de você para os outros, você provavelmente não gostará dessa atitude. Mas, depois de saber disso, acaba falando mal dela para os outros também, ou seja, você está fazendo o mesmo que ela. Não gosta que grite com você, mas acaba gritando de volta. Não te perdoa, daí você não a perdoa.

Enfim, esses são apenas alguns exemplos. Sabemos que há diversos, e situações mais complicadas... cada um tem sua vida e passa por situações diferentes.

Porém, concordemos que não há sensatez nessas atitudes. Precisamos agir diferente: com sabedoria.

Primeiro, você acima de tudo deve desejar o bem ao próximo (seja quem for), e, portanto, deve ser exemplo pra ele, pra que ele mude. Se não mudar, isso não muda o fato de que você deve continuar fazendo sua parte. Ele pode se constranger vendo você o tratando com amor quando ele te trata com ódio, quando você paga o mal recebido com o bem. A palavra fala em Romanos 12:20:

“Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele”.

Muitos podem achar que isso é ser tolo ou algo do tipo, não sabem eles o quanto essas atitudes estão recheadas de amor e que dão prazer ao Pai.

Eu, pelo menos, sei o quanto sou falho, o quanto eu erro. E nós não gostamos quando alguém nos trata bem mesmo quando erramos? Nós nos envergonhamos e acabamos pedindo perdão e o clima volta a ter paz. Isso é vencer o mal, é fazer o amor e a misericórdia reinarem em toda e qualquer situação.

Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.
Romanos 12:21


Se você ainda não conseguiu ver uma beleza plena nisso, você precisa se conhecer melhor, pois é assim que Deus nos trata sempre. Foi isso que ele fez com o apóstolo Pedro, o qual negou Jesus três vezes. O Senhor o perdoou, o tratou como antes, como um amigo. Eu sou grato a Deus por Ele ter me mostrado, e vem me mostrando cada vez mais, o quão falho e pecador eu sou. Pois assim eu posso ver o quanto Ele é grande e misericordioso por sempre me perdoar e me tratar com bondade. Sabe por que Ele age assim? Pois ele sempre quer o bem para cada um de nós. E ele quer que sejamos como Ele! Pois Ele deseja que experimentemos as virtudes que existem nessas atitudes.

Sim, essas atitudes são difíceis de serem tomadas muitas vezes, mas Deus é o Deus que nos capacita. Diante das situações que nos incitam à tratar mal alguém, para devolver com a mesma moeda, ore, ore e ore e o Senhor te capacitará e então Ele te revelará que você, de fato, amou e teve misericórdia daquela pessoa. Você exalou o perfume de Cristo.

Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem-nos, não os amaldiçoem.
Romanos 12:14



Jesus, um pouco antes de ser crucificado, foi maltratado. O açoitaram, fizeram chacota e brincadeiras com ele, colocaram uma coroa de espinhos para dizer que ele era um rei, tiraram suas vestes, entre outras coisas. Não sabiam eles que esse à quem eles estavam crucificando era o Salvador do mundo. O que os guardas romanos que fizeram isso mereciam? O que todas aquelas pessoas que apoiaram a morte de um homem inocente mereciam? Certamente, se Deus agisse com justiça para com eles, seríam esmagados. Mas sabe o que Jesus disse no momento da crucificação?

Jesus disse: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo”.
Lucas 23:34


É isso que devemos fazer com as pessoas. Devemos pedir que Deus perdoe essas pessoas que porventura nos tratem com essas atitudes erradas, elas precisam de revelação de que estão errando e que precisam mudar. Esse é o caminho da misericórdia que o Senhor nos ensinou.

“Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa vocês receberão? Até os publicanos fazem isso! E, se saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso!
Mateus 5:43‭-‬47


Que Deus nos abençoe e nos dê cada vez mais sabedoria, para sabermos agir em toda e qualquer situação, e amor, para pagarmos sempre o mal com o bem.

Vença o mal com o bem!

Comentários