Contemplando a DEUS

O que é, por quê e como contemplar a Deus? E o que acontece quando contemplamos a Deus? E você, tem contemplado ao Senhor? Em quê tens posto teus olhos, tua atenção, tua esperança?

“Uma coisa peço ao Senhor e a buscarei: que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo.” (Salmos 27:4)

“Esse sincero desejo de Davi era um dos elementos que desenvolveram sua profunda confiança no Senhor. Era um homem com propósitos bem definidos, e nós também devemos ter o supremo desejo de viver na mais íntima comunhão com Deus. Uma das nossas maiores necessidades é contemplar a beleza do Senhor.” (Russell Shedd)

Amados, lendo esse versículo e conhecendo a história de Davi, além de tantos outros ensinamentos da Palavra sobre o contemplar a Deus, ficam algumas perguntas no ar: O que é contemplar? Porque contemplar a Deus? Como isso deve ser feito? Qual a consequência disso?

O QUE É? 
Pois bem, contemplar é colocar nossa atenção, nossos pensamentos, nossa esperança e nossos olhos em algo com admiração, com encantamento. Então, contemplar a Deus é aplicar esse conceito a tudo que as escrituras falam sobre Deus.

POR QUÊ?
O que ele fez para contemplarmos? São tantos os motivos para isso, mas o principal deles é a vida de Jesus. Devemos olhar para Jesus. Precisamos entender e lembrar sempre que Ele se esvaziou da condição de Deus e se colocou como servo, se humilhou, sofreu, foi obediente até a morte e morte de cruz. Tudo isso com um propósito: fazer a vontade e em amor ao Pai. E porque o Deus Pai iria querer isso? Porque era essa a única forma de reconciliação do homem com Deus, foi preciso o sacrifício de um cordeiro santo, puro, sem pecado para justificar os nossos pecados. Então, Deus provou o amor dele para conosco enviando o seu único filho para morrer em nosso lugar. Deus é tão gracioso e amoroso, que mesmo não precisando de mais nada, de nenhuma prova, ele continua mostrando o amor e o cuidado dele conosco todos os dias. Ele é um Deus fiel.

COMO? 
Não existe apenas uma forma única e exclusiva para contemplar a Deus, não existe uma fórmula mágica para isso. Podemos contemplar a Deus pelos motivos já abordados e de tantos outros motivos através da oração, através do louvor, através de nossos pensamentos. Precisamos nos relacionar com Deus, estar na presença dele, viver na presença dele. Davi nos Salmos mencionado fala: “morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor”.


E DEPOIS? 
A consequência de contemplar a Deus, de olhar para Jesus, de se aproximar cada vez mais do Senhor e viver em Sua presença é descanso, paz, confiança. Ter essa vida de contemplação, vida de relacionamento com o Pai olhando para Jesus nos condiciona a ter maior confiança nele, podendo descansar independente das circunstâncias que nos cercam. Contemplemos e louvemos ao único que é digno, ao Senhor dos senhores, ao Jesus Santo, ao Deus Poderoso que era, e é, e há de vir!

“Digno é o Cordeiro
Que foi morto
Santo, Santo Ele é
Um novo cântico
Ao que se assenta
Sobre o Trono do Céu

Santo, Santo, Santo
Deus Todo Poderoso
Que era, e é, e há de vir
Com a criação eu canto
Louvores ao Rei dos reis
És tudo para mim
E eu Te adorarei”

Salmos 67:
"Seja Deus gracioso para conosco, e nos abençoe, e faça resplandecer sobre nós o rosto; para que se conheça na terra o teu caminho e, em todas as nações, a tua salvação. Louvem-te os povos, ó Deus; louvem-te os povos todos. Alegram-se e exultem as gentes, pois julgas os povos com equidade e guias na terra as nações. Louvem-te os povos, ó Deus; louvem-te os povos todos. A terra deu o seu fruto, e Deus, o nosso Deus, nos abençoa. Abençoe-nos Deus, e todos os confins da terra o temerão."

Comentários