O Perigo das Riquezas

Você tem como objetivo ser rico? Ganhar muito dinheiro? Muitos bens? Pois bem, sabe qual é a posição de Deus quanto a isso? Sabe o que Jesus fala a respeito disso e o que a Palavra de Deus nos orienta?
Disse-lhes Jesus:
“Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderia dar em troca de sua alma? ” (Marcos 8:36-37).
Então, no fim, do que adiantará ter muito dinheiro, muitos bens e riquezas? Lembre-se que você não poderá comprar sua alma e nem comprar a sua salvação, dessa vida você não levará nenhum bem material.
Segundo Russell Shedd, os três principais perigos das riquezas são:
1- Produzem uma falsa segurança;
2- Algemam o homem a este mundo;
3- Tendem a criar um espírito egoísta.

Amados, não se prendam as riquezas, pois elas não têm valor eterno, a traça e a ferrugem as destroem, elas se acabam, prendem vocês a este mundo e impedem que vocês foquem e tenham seu coração apontado para o que é eterno, para tesouros eternos.
Jesus afirma que é mais difícil um homem rico entrar no Reino dos céus do que um camelo passar pelo fundo de uma agulha. Jesus afirma isso após ter encontrado um jovem rico, o qual questiona como terá a vida eterna, já que ele obedece aos mandamentos ditos pelo Senhor. Então, Jesus, conhecendo o seu coração, manda ele vender tudo que tem e o seguir, pois ele sabia que o jovem estava preso a riquezas terrenas.

Jesus não quer que você venda tudo que tem para o seguir, mas ele quer que você se desprenda de tudo que o prende a esse mundo e colocar o seu foco, o seu olhar, o seu alvo em coisas eternas, em entregar sua vida e viver conforme ele o instrui através da sua palavra. Permita que Jesus governe a sua vida, não seja governado pelo dinheiro!
O posicionamento que devemos ter, que agrada ao Senhor, é de ter um coração totalmente desprendido das coisas da terra, de bens materiais, devemos ter um coração semelhante ao de Agur, o qual faz a seguinte oração:
“Não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário; para não suceder que, estando eu farto, te negue e diga: Quem é o Senhor? Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus. ” (Provérbios 30:8-9)
Agur mostra um coração totalmente apegado e com o desejo de fazer a vontade de Deus. E pede que não tenha nem muito e nem pouco, mas apenas o necessário, apenas o pão de cada dia, para que nem a falta e nem a sobra o afaste do Senhor.

Busquemos esse coração, Deus nos abençoe!


Textos bíblicos relacionados ao tema:

Mateus 19:16-26:
Eis que alguém se aproximou de Jesus e lhe perguntou: "Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna? "
Respondeu-lhe Jesus: "Por que você me pergunta sobre o que é bom? Há somente um que é bom. Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos".
"Quais? ", perguntou ele. Jesus respondeu: " ‘Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho,
honra teu pai e tua mãe’ e ‘amarás o teu próximo como a ti mesmo’".
Disse-lhe o jovem: "A tudo isso tenho obedecido. O que me falta ainda? "
Jesus respondeu: "Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me".
Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.
Então Jesus disse aos discípulos: "Digo-lhes a verdade: Dificilmente um rico entrará no Reino dos céus.
E lhes digo ainda: é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus".
Ao ouvirem isso, os discípulos ficaram perplexos e perguntaram: "Neste caso, quem pode ser salvo? "
Jesus olhou para eles e respondeu: "Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis".

Mateus 6:19-21:
"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam.
Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam.
Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.

1 Timóteo 6:9-10:
Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos.

Comentários