1. INTRODUÇÃO
Nos últimos tempos, a humanidade vem sempre passando por surtos de doenças em cada lugar do mundo. Cada doença com suas peculiaridades, causas, sintomas e formas de combate. Esse fato tem como consequência a morte de milhares de pessoas todos os anos.
Desde o momento que as pessoas adoecem, até essa doença ser interrompida - que pode ser com a cura ou com a morte - existe, normalmente, muito sofrimento do próprio doente e dos que o amam e estão ao seu redor, quer sejam familiares ou amigos.
Mas será que as pessoas só estão doentes quando tem alguma dor ou alteração física? Será que só existe sofrimento quando há alguma doença no corpo das pessoas? A resposta para essas perguntas é a mesma: não. Existe também uma doença espiritual, na qual também carrega com si a dor, sofrimento e angustia na vida das pessoas.
Partindo desse contexto, é imprescindível entendermos e sabermos diferenciar as diferenças entre as doenças mencionadas e, principalmente, saber como lidar com a doença espiritual, a qual é ignorada ou negligenciada pela maioria das pessoas.
2. DOENÇA FÍSICA E DOENÇA ESPIRITUAL
Como introduzido anteriormente, é necessário termos bem claro as diferenças entre essas doenças e, para isso, é importante sabermos o conceito de cada uma delas.
1. Doença física: alteração biológica do estado de saúde de um ser.
Nesse caso, não vamos nos deter em muita explicação, já que estamos habituados com esse tipo de doença e seu conceito.
Exemplo: O câncer é um conjunto de doenças que tem em comum o crescimento desordenado (maligno) de células anormais no organismo. Então, essas doenças são alterações biológicas do estado normal de saúde de um ser.
2. Doença espiritual: alteração do estado de espírito de um ser.
O estado original do espírito do homem, quando foi criado, é o que Adão possuía logo após a criação do mundo e do homem. Porém, por causa do pecado, esse estado foi alterado e corrompido. Podemos então dizer que o homem passou a estar doente espiritualmente, pois possui um estado espiritual alterado do inicial.
Todos nós já nascemos doentes espiritualmente, pois herdamos essa alteração desde Adão. A cura dessa doença/alteração, que todos já tiveram ou ainda tem, é através do novo nascimento, que é o batismo. Por meio deste somos revestidos de Cristo e recebemos um novo espírito - o Espírito Santo, o nosso espírito original, pelo qual fomos criados para vivermos com Ele.
Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito. (1 Coríntios 12:13)
Porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. (Gálatas 3:27)
E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura, as coisas antigas já passaram, eis que se fizeram novas. (2 Coríntios 5:17)
A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (João 3:3)
3. TIPOS DE SOFRIMENTO
As doenças, na maioria dos casos, levam a algum sofrimento. Esse sofrimento é no próprio doente ou em alguém que o ama e/ou está próximo.
Entretanto, existem sofrimentos diferentes, causado por doenças diferentes e sobre pessoas diferentes. Entenderemos melhor essas diferenças a seguir.
3.1. SOFRIMENTO DA DOENÇA FÍSICA NO DOENTE
Esse sofrimento é, normalmente, das dores que fazem parte dos sintomas da doença e o desgaste do tratamento da doença. Ou, ainda, e muitas vezes pior, quando o enfermo sofre emocionalmente por estar debilitado, com medo de morrer e com a incerteza de não saber o que vai acontecer.
3.2. SOFRIMENTO DA DOENÇA FÍSICA NO PARENTE/AMIGO
As pessoas que amam e/ou estão próximas sofrem juntos com o doente, sofrem apenas por vê-lo sofrendo e isso, as vezes, pode ferir e machucar também o que está próximo. Sofrem também com a incerteza e com a insegurança do destino da pessoa amada.
3.3. SOFRIMENTO DA DOENÇA ESPIRITUAL NO DOENTE
Essa pessoa sofre porque tem uma carência interior, na qual ela tentará suprir de diversas maneiras. Todas essas tentativas serão frustradas, pois só Deus pode nos saciar por completo e suprir o que precisamos. Em cada tentativa frustrada, há sofrimento, dor e choro.
3.4. SOFRIMENTO DA DOENÇA ESPIRITUAL NO PARENTE/AMIGO
Quando sabemos de alguém que amamos e não entregou a sua vida ao Senhor e está, a cada dia que passa, se aproximando do inferno, isso nos causa sofrimento e dor. Nosso amigo querido está doente e precisando de ajuda, precisando de Jesus!
4. A HISTÓRIA DE LÁZARO
Para retratar a soberania de Deus e como deve ser a nossa postura diante da doença de um familiar ou amigo, será pontuado algumas observações sobre a história da ressurreição de Lázaro, a qual pode ser observada na bíblia através do livro escrito por João, no capítulo 11 e dos versos 1 ao 46.
• João 11:1 – João descreveu um fato: lazaro estava enfermo. E imagino que essa doença não seria uma gripe, ou uma dor de cabeça ou uma virose, mas sim uma doença mais grave, já que o levou a "morte" em poucos dias. E em paralelo a isso, não descreve na bíblia, mas imagino o sofrimento da família...
E nós? Temos sofrido por alguma doença física ou espiritual de alguém que amamos?
A quem temos recorrido quando sofremos?
• João 11:3 - Marta e Maria, irmãs de Lázaro, recorreram a Jesus, pois sabiam que poderiam confiar nEle e nos deram o exemplo em quem devemos confiar e recorrer.
E será que essa doença que estamos enfrentando ou ver alguém enfrentar tem algum propósito? Qual propósito dessa doença?
• João 11:4 - Jesus diz que a enfermidade de Lázaro é para glória de Deus.
A glória de Deus pode ser através da própria pessoa enferma, como foi com Lazaro, e em outros casos que podemos observar na palavra, como no caso do cego de nascença, história pela qual podemos conferir na bíblia em João 9:1-3, em que Jesus fala que a enfermidade do cego tinha o propósito de ser manifestas no enfermo as obras de Deus. E na sequência dos versículos, Jesus cura o cego de nascença e glorifica ao Pai.
• Porém, não necessariamente será sempre assim. Sempre Deus curando o doente e todos saem felizes para sempre. A Glória de Deus pode ser em usar dessa situação para animar, converter e/ou resgatar o nosso amor e confiança de outros por Ele. • João 11:6 - Jesus soube da doença de Lázaro e não foi ao seu encontro de imediato. Não curou na hora que ficou sabendo da triste notícia. Não agiu na hora que,possivelmente, as irmãs (que o chamaram) queriam. Jesus se demorou dois dias no lugar onde estava.
Mas por que Jesus não fez na hora? Ele poderia ter feito na hora, mas acredito que Ele quis mostrar e ensinar que as coisas acontecem no tempo dEle, não no nosso. Talvez esses tempos coincidam e é até mais "fácil" quando isso acontece, pois sofremos menos. Mas talvez seja necessário sofrermos e chorarmos para voltar a nossa alegria e confiança ao Senhor.
O tempo de Deus é o tempo perfeito, pois Ele é o dono do tempo e sabe o que acontecerá em cada momento, Ele sabe o motivo da "demora" e de nos fazer esperar. É preciso confiarmos Ele.
Na bíblia, mais precisamente no texto com referência Eclesiastes 3:1-8, fala que tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.
Confirmando essa história e reforçando esse ponto, pode-se observar também no ocorrido com a mulher do fluxo de sangue, a qual perdeu todos os seus bens para investir em tratamentos e formas que pudessem cura-la, mas só conseguiu ser curada através de Jesus. Essa história é contada em Lucas 8:43-48, e podemos ter grandes lições sobre o tempo de Deus, o qual poderia ter curado a mulher em sua primeira tentativa com médicos ou outro meio, e mais ensinamentos sobre Deus ter permitido que a mulher perdesse tudo para reconhecer que Ele é o Deus vivo, poderoso e soberano sobre todas as coisas. Além disso, podemos perceber que a mulher doente foi curada porque CREU, pois Jesus diz "a tua fé te salvou".
• João 11:17 - Jesus chega e Lázaro já estava sepultado a 4 dias. Em paralelo a isso, não descreve na bíblia,mas imagino novamente o sofrimento da família...
A pessoa doente pela qual temos sofrido, ainda vive? Pois ainda há esperança! Pois Lazaro morreu e estava sepultado há 4 dias e Jesus trouxe vida de novo a ele, imagine para quem está vivo? O Senhor pode todas as coisas!
• João 11:20-22 - Reação de Marta, irmã de Lázaro, ao ver Jesus. No começo ela diz o que Jesus poderia ter feito, mas depois reconhece e mostra sua confiança na soberania de Deus. • João 11:32 - Reação de Maria, a outra irmã de Lázaro, ao ver Jesus. Assim como a irmã, ela diz o que Jesus poderia ter feito, mas se lançou aos pés de Jesus, pois confiava nEle e sabia do que podia fazer. • João 11:39 - Jesus ordena a Marta algo que parecia impossível, e ela "desconfia" - falta fé. Ela disseque o corpo já cheirava mal, como se não fosse mais possível curá-lo ou ressuscita-lo (acredito que eu, no mínimo teria dito o mesmo). Mas o Senhor quer que façamos o que ele manda, orienta e ordena, mesmo sem entendermos. • João 11:40 - Jesus diz: "não te disse eu que, SE CRERES, verás a Glória de Deus?
Jesus disse que só veremos essa Glória se crermos nele. É preciso confiarmos no Senhor!!
• João 11:43-44 - O milagre e cura de Lazaro. Foi preciso apenas uma frase de Jesus para Lazaro ressuscitar. Percebamos a soberania do nosso Deus! Ele apenas falou "vem pra fora!" com um morto, e o mesmo se levantou, ressuscitado e curado.
5. CONCLUSÃO
Diante do abordado, pode-se concluir que não há doença maior que o nosso Deus, que as coisas acontecem de acordo com o tempo dEle e é necessário confiança de nossa parte para recebermos a cura e/ou a vitória tão esperada.
A vitória, a glória de Deus, pode ser através de você, que sofre por estar doente, ou através de você, que sofre por alguém doente. Mas saiba que Deus sabe de todas as coisas e todas as coisas cooperam para o bem daqueles que o amam (Rom 8:28), inclusive as doenças físicas e espirituais de quem amamos ou as nossas mesmo.
Que estejamos sensíveis em cada situação, mesmo que adversa, a perceber qual a vontade do Senhor, para ouvirmos o que Ele tem a nos dizer e ensinar.
Deus nos abençoe!
Nos últimos tempos, a humanidade vem sempre passando por surtos de doenças em cada lugar do mundo. Cada doença com suas peculiaridades, causas, sintomas e formas de combate. Esse fato tem como consequência a morte de milhares de pessoas todos os anos.
Desde o momento que as pessoas adoecem, até essa doença ser interrompida - que pode ser com a cura ou com a morte - existe, normalmente, muito sofrimento do próprio doente e dos que o amam e estão ao seu redor, quer sejam familiares ou amigos.
Mas será que as pessoas só estão doentes quando tem alguma dor ou alteração física? Será que só existe sofrimento quando há alguma doença no corpo das pessoas? A resposta para essas perguntas é a mesma: não. Existe também uma doença espiritual, na qual também carrega com si a dor, sofrimento e angustia na vida das pessoas.
Partindo desse contexto, é imprescindível entendermos e sabermos diferenciar as diferenças entre as doenças mencionadas e, principalmente, saber como lidar com a doença espiritual, a qual é ignorada ou negligenciada pela maioria das pessoas.
2. DOENÇA FÍSICA E DOENÇA ESPIRITUAL
Como introduzido anteriormente, é necessário termos bem claro as diferenças entre essas doenças e, para isso, é importante sabermos o conceito de cada uma delas.
1. Doença física: alteração biológica do estado de saúde de um ser.
Nesse caso, não vamos nos deter em muita explicação, já que estamos habituados com esse tipo de doença e seu conceito.
Exemplo: O câncer é um conjunto de doenças que tem em comum o crescimento desordenado (maligno) de células anormais no organismo. Então, essas doenças são alterações biológicas do estado normal de saúde de um ser.
2. Doença espiritual: alteração do estado de espírito de um ser.
O estado original do espírito do homem, quando foi criado, é o que Adão possuía logo após a criação do mundo e do homem. Porém, por causa do pecado, esse estado foi alterado e corrompido. Podemos então dizer que o homem passou a estar doente espiritualmente, pois possui um estado espiritual alterado do inicial.
Todos nós já nascemos doentes espiritualmente, pois herdamos essa alteração desde Adão. A cura dessa doença/alteração, que todos já tiveram ou ainda tem, é através do novo nascimento, que é o batismo. Por meio deste somos revestidos de Cristo e recebemos um novo espírito - o Espírito Santo, o nosso espírito original, pelo qual fomos criados para vivermos com Ele.
Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito. (1 Coríntios 12:13)
Porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. (Gálatas 3:27)
E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura, as coisas antigas já passaram, eis que se fizeram novas. (2 Coríntios 5:17)
A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (João 3:3)
3. TIPOS DE SOFRIMENTO
As doenças, na maioria dos casos, levam a algum sofrimento. Esse sofrimento é no próprio doente ou em alguém que o ama e/ou está próximo.
Entretanto, existem sofrimentos diferentes, causado por doenças diferentes e sobre pessoas diferentes. Entenderemos melhor essas diferenças a seguir.
3.1. SOFRIMENTO DA DOENÇA FÍSICA NO DOENTE
Esse sofrimento é, normalmente, das dores que fazem parte dos sintomas da doença e o desgaste do tratamento da doença. Ou, ainda, e muitas vezes pior, quando o enfermo sofre emocionalmente por estar debilitado, com medo de morrer e com a incerteza de não saber o que vai acontecer.
3.2. SOFRIMENTO DA DOENÇA FÍSICA NO PARENTE/AMIGO
As pessoas que amam e/ou estão próximas sofrem juntos com o doente, sofrem apenas por vê-lo sofrendo e isso, as vezes, pode ferir e machucar também o que está próximo. Sofrem também com a incerteza e com a insegurança do destino da pessoa amada.
3.3. SOFRIMENTO DA DOENÇA ESPIRITUAL NO DOENTE
Essa pessoa sofre porque tem uma carência interior, na qual ela tentará suprir de diversas maneiras. Todas essas tentativas serão frustradas, pois só Deus pode nos saciar por completo e suprir o que precisamos. Em cada tentativa frustrada, há sofrimento, dor e choro.
3.4. SOFRIMENTO DA DOENÇA ESPIRITUAL NO PARENTE/AMIGO
Quando sabemos de alguém que amamos e não entregou a sua vida ao Senhor e está, a cada dia que passa, se aproximando do inferno, isso nos causa sofrimento e dor. Nosso amigo querido está doente e precisando de ajuda, precisando de Jesus!
4. A HISTÓRIA DE LÁZARO
Para retratar a soberania de Deus e como deve ser a nossa postura diante da doença de um familiar ou amigo, será pontuado algumas observações sobre a história da ressurreição de Lázaro, a qual pode ser observada na bíblia através do livro escrito por João, no capítulo 11 e dos versos 1 ao 46.
• João 11:1 – João descreveu um fato: lazaro estava enfermo. E imagino que essa doença não seria uma gripe, ou uma dor de cabeça ou uma virose, mas sim uma doença mais grave, já que o levou a "morte" em poucos dias. E em paralelo a isso, não descreve na bíblia, mas imagino o sofrimento da família...
E nós? Temos sofrido por alguma doença física ou espiritual de alguém que amamos?
A quem temos recorrido quando sofremos?
• João 11:3 - Marta e Maria, irmãs de Lázaro, recorreram a Jesus, pois sabiam que poderiam confiar nEle e nos deram o exemplo em quem devemos confiar e recorrer.
E será que essa doença que estamos enfrentando ou ver alguém enfrentar tem algum propósito? Qual propósito dessa doença?
• João 11:4 - Jesus diz que a enfermidade de Lázaro é para glória de Deus.
A glória de Deus pode ser através da própria pessoa enferma, como foi com Lazaro, e em outros casos que podemos observar na palavra, como no caso do cego de nascença, história pela qual podemos conferir na bíblia em João 9:1-3, em que Jesus fala que a enfermidade do cego tinha o propósito de ser manifestas no enfermo as obras de Deus. E na sequência dos versículos, Jesus cura o cego de nascença e glorifica ao Pai.
• Porém, não necessariamente será sempre assim. Sempre Deus curando o doente e todos saem felizes para sempre. A Glória de Deus pode ser em usar dessa situação para animar, converter e/ou resgatar o nosso amor e confiança de outros por Ele. • João 11:6 - Jesus soube da doença de Lázaro e não foi ao seu encontro de imediato. Não curou na hora que ficou sabendo da triste notícia. Não agiu na hora que,possivelmente, as irmãs (que o chamaram) queriam. Jesus se demorou dois dias no lugar onde estava.
Mas por que Jesus não fez na hora? Ele poderia ter feito na hora, mas acredito que Ele quis mostrar e ensinar que as coisas acontecem no tempo dEle, não no nosso. Talvez esses tempos coincidam e é até mais "fácil" quando isso acontece, pois sofremos menos. Mas talvez seja necessário sofrermos e chorarmos para voltar a nossa alegria e confiança ao Senhor.
O tempo de Deus é o tempo perfeito, pois Ele é o dono do tempo e sabe o que acontecerá em cada momento, Ele sabe o motivo da "demora" e de nos fazer esperar. É preciso confiarmos Ele.
Na bíblia, mais precisamente no texto com referência Eclesiastes 3:1-8, fala que tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.
Confirmando essa história e reforçando esse ponto, pode-se observar também no ocorrido com a mulher do fluxo de sangue, a qual perdeu todos os seus bens para investir em tratamentos e formas que pudessem cura-la, mas só conseguiu ser curada através de Jesus. Essa história é contada em Lucas 8:43-48, e podemos ter grandes lições sobre o tempo de Deus, o qual poderia ter curado a mulher em sua primeira tentativa com médicos ou outro meio, e mais ensinamentos sobre Deus ter permitido que a mulher perdesse tudo para reconhecer que Ele é o Deus vivo, poderoso e soberano sobre todas as coisas. Além disso, podemos perceber que a mulher doente foi curada porque CREU, pois Jesus diz "a tua fé te salvou".
• João 11:17 - Jesus chega e Lázaro já estava sepultado a 4 dias. Em paralelo a isso, não descreve na bíblia,mas imagino novamente o sofrimento da família...
A pessoa doente pela qual temos sofrido, ainda vive? Pois ainda há esperança! Pois Lazaro morreu e estava sepultado há 4 dias e Jesus trouxe vida de novo a ele, imagine para quem está vivo? O Senhor pode todas as coisas!
• João 11:20-22 - Reação de Marta, irmã de Lázaro, ao ver Jesus. No começo ela diz o que Jesus poderia ter feito, mas depois reconhece e mostra sua confiança na soberania de Deus. • João 11:32 - Reação de Maria, a outra irmã de Lázaro, ao ver Jesus. Assim como a irmã, ela diz o que Jesus poderia ter feito, mas se lançou aos pés de Jesus, pois confiava nEle e sabia do que podia fazer. • João 11:39 - Jesus ordena a Marta algo que parecia impossível, e ela "desconfia" - falta fé. Ela disseque o corpo já cheirava mal, como se não fosse mais possível curá-lo ou ressuscita-lo (acredito que eu, no mínimo teria dito o mesmo). Mas o Senhor quer que façamos o que ele manda, orienta e ordena, mesmo sem entendermos. • João 11:40 - Jesus diz: "não te disse eu que, SE CRERES, verás a Glória de Deus?
Jesus disse que só veremos essa Glória se crermos nele. É preciso confiarmos no Senhor!!
• João 11:43-44 - O milagre e cura de Lazaro. Foi preciso apenas uma frase de Jesus para Lazaro ressuscitar. Percebamos a soberania do nosso Deus! Ele apenas falou "vem pra fora!" com um morto, e o mesmo se levantou, ressuscitado e curado.
5. CONCLUSÃO
Diante do abordado, pode-se concluir que não há doença maior que o nosso Deus, que as coisas acontecem de acordo com o tempo dEle e é necessário confiança de nossa parte para recebermos a cura e/ou a vitória tão esperada.
A vitória, a glória de Deus, pode ser através de você, que sofre por estar doente, ou através de você, que sofre por alguém doente. Mas saiba que Deus sabe de todas as coisas e todas as coisas cooperam para o bem daqueles que o amam (Rom 8:28), inclusive as doenças físicas e espirituais de quem amamos ou as nossas mesmo.
Que estejamos sensíveis em cada situação, mesmo que adversa, a perceber qual a vontade do Senhor, para ouvirmos o que Ele tem a nos dizer e ensinar.
Deus nos abençoe!
Comentários
Postar um comentário