O propósito de Deus

Deus cria o homem...

"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." (Gênesis 1:26,27)

Deus cria o homem(homem e mulher) a sua imagem, conforme a sua semelhança. Isso não quer dizer que o homem tinha a forma de Deus, mas que ele tinha características de Deus, ele era um homem puro, santo, etc. Deus se agradava disso, pois Deus tem prazer na santidade e pureza. Deus tinha uma relação com o homem, eles tinham comunhão. Creio eu, que esse é o propósito de Deus, ter uma comunhão com o homem, andar com ele, ter amizade com ele, porque Ele simplesmente o ama. Deus é amor.

E Deus fala...

"E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra." (Gênesis 1:28)

Deus queria que eles se multiplicassem. Portanto, Deus queria ter essa mesma relação com vários homens. Ele queria uma família, com homens santos e puros, pois como Adão e Eva tinham a semelhança de Deus quando nascessem os seus filhos, eles também teriam a semelhança de Deus. Porém, isso não aconteceu. Deus disse:

"E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." (Gênesis 2:16,17)

E o homem peca, ele come desse fruto, desobedecendo, assim, a Deus. O homem se tornou culpado diante de Deus, alvo da ira dele, merecedor de castigo eterno. Pois Deus, além de ser amor, também é justo. Ele expulsou o homem da presença dele e o homem ficou sem essa comunhão com Deus. É importante ressaltar que quando o homem pecou, o pecado entrou nele, a natureza dele se corrompeu. Ele deixou de ser santo e perdeu a semelhança de Deus, pois Deus é santo. E então o grande propósito de Deus, de ter uma família de homens semelhantes a Ele, se torna "impossível". Ah...mas só Adão e Eva pecaram, podemos pensar que só eles perderam a semelhança de Deus e que seus filhos poderiam restaurar o proposito de Deus, não é? Mas não é isso o que a bíblia diz:

"E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete." (Gênesis 5:3)

O filho quando nasce, vem a semelhança dos pais, portante os filhos de Adão tiveram a mesma semelhança e natureza dele, que é uma natureza corrompida pelo pecado. E, assim, todos os homens da terra, que são, claro, descendência de Adão, têm a natureza pecadora. Ou seja, eu e você temos a natureza de Adão em nós, pois somos descendência dele. A bíblia prova isso:

"Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram." (Romanos 5:12)

O homem se tornou inútil:

"Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer." (Romanos 3:12)

E aí eu pergunto...Deus mudou seu "plano" por causa do pecado? Deus desistiu do seu propósito?
Responderei com versículos:

"Por isso, Deus, quando quis mostrar mais firmemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade de seu propósito, se interpôs com juramento" (Hebreus 6:17)

"Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito ficará de pé, e farei tudo o que me agrada." (Isaías 46:10)

Deus não mudou e nem desistiu do seu propósito. Mas como Deus poderia retomar o seu propósito? Ele poderia simplesmente perdoar o homem e começar de novo? Não. Deus é justo. O salário do pecado é a morte(Rm 6:23). O homem merece a morte. Todos os homens pecaram e merecem a morte. E então, como Deus poderia restabelecer o seu propósito? A resposta é: através de Jesus.

Jesus, o filho de Deus, se fez homem. Ele nasceu pelo poder do Espírito Santo. Viveu aqui na terra, entre os homens, foi tentado muitas vezes a pecar mas nunca pecou, ou seja, não se corrompeu com o pecado. E Deus sempre estava com ele, Ele nunca o deixou só, porque Jesus fazia sempre o que lhe agradava(Jo 8:29). Jesus tinha comunhão intensa com o Pai. Ele fez muitos milagres e prodígios, pregava e ensinava a respeito das grandiosas verdades de Deus, tudo isso através de seu Pai. Jesus veio com um propósito, de morrer na cruz, e restabelecer o propósito de Deus. Ele foi tentado várias vezes, pelo diabo, a desistir, mas não desistiu e foi fiel até a sua morte, a qual foi totalmente injusta.

O alvo da ira de Deus, que era no homem, agora, foi direcionado para Jesus na cruz. Como entender isso? Não sei...Deus simplesmente escolheu nos amar e nos perdoar. E, como eu disse, somente através de Jesus Deus poderia retomar seu propósito. Naquela época sacrificava-se um cordeiro para que pecados fossem perdoados, porém não podia ser qualquer cordeiro, tinha que ser um cordeiro sem defeito. Jesus foi esse "cordeiro", totalmente santo. Em Jesus foi feita a Justiça de Deus. Assim, nossos pecados podem ser perdoados, pelo sangue do cordeiro, pela morte Jesus. Mas só podemos receber esse perdão se, de fato, formos a Jesus. Jesus precisa estar em nós. E quando Jesus entra em nós recebemos a sua natureza santa(a natureza que agrada a Deus, lembra?), poque ele é santo e nunca pecou. Nos tornamos uma nova pessoa, uma nova criatura:

"Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!" (2 Coríntios 5:17)

E assim Deus cria uma nova raça de homens:

"Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, e sim o natural; depois, o espiritual. O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu. Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais."

Assim como Adão, o primeiro homem natural, é terreno, assim também os demais homens são terrenos. Porém, através de Jesus, o primeiro homem celestial, também seremos celestiais.

Mas como Jesus entra em nós para nos tornarmos participantes dessa raça celestial? Através do novo nascimento que todo homem tem que experimentar. Só dessa maneira. Lembra quando disse que todos nascemos a semelhança de Adão? Então pertencemos a raça dele, que é corrompida e inútil. Então precisamos nascer de novo. Como isso é possível? Através do batismo, um nascimento da água e do Espírito, onde todos os nossos pecados são perdoados e recebemos o Espírito Santo.

"Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito." (João 3:3-6)

Recebemos esse imerecido perdão, recebemos Jesus em nós, retomamos nossa comunhão com Deus, nos tornamos filhos de Deus, recebemos o conselheiro, o Espírito Santo. Deus é bom.

E assim, o homem com essa nova natureza santa de Jesus, e retomada a sua comunhão com Deus, através de Jesus, Deus restabelece o seu propósito, que é uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus. É importante deixar claro que tudo isso foi Deus que fez, Ele que enviou seu filho Jesus(Jo 3:16), Ele que retomou seu grandioso propósito, porque Deus nos ama.


Você que ainda não vive isso, e quer saber o que fazer, deixarei um texto da bíblia, que ocorre algo semelhante, onde milhares de pessoas ao ouvirem a palavra de Pedro falando sobre Jesus, ficaram sem saber o que fazer depois de saber a verdade:

Quando ouviram isso, os seus corações ficaram aflitos, e eles perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: "Irmãos, que faremos? " Pedro respondeu: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo. (Atos 2:37,38)

Arrependa-se de seus pecados. Se batize. Nasça de novo. Entregue sua vida ao Senhor. Seja governado por Ele.

E para você que já vive essa nova vida, deixo uma ordem e uma advertência de Jesus para nós:

Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". (Mateus 28:18-20)

Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. (Mateus 24:13)

Agrade ao Senhor por meio de sua vida. Tenha comunhão com Ele. E coopere com o propósito de Deus.

Deus nos abençoe.

Comentários