Oração Diária

Dentre tantas práticas que um cristão precisa ter para ter uma vida frutífera e estável, a oração com certeza é uma delas. Pois é na oração que falamos com nosso Pai, nós conversamos com ele, agradecemos, pedimos, louvamos o Senhor, derramamos nossas preocupações e pedimos seu socorro. Isso é uma relação de Pai e filho que é exatamente o que Deus quer.
Certa vez Jesus estava orando e quando acabou um de seus discípulos lhe pediu: Senhor, ensina-nos a orar(Lucas 11:1), e então Jesus os ensinou. Podemos perceber que dentre tantas coisas que os discípulos viam que Jesus fazia, eles queriam aprender justamente a orar assim como seu mestre fazia. Com certeza eles viam o quanto Jesus fazia isso, o quanto Jesus amava fazer isso, como podemos ver nesses versículos:
Mas Jesus retirava-se para lugares solitários, e orava. (Lucas 5:16)
Tendo despedido a multidão, subiu sozinho a um monte para orar. Ao anoitecer, ele estava ali sozinho. (Mateus 14:23)
De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando. (Marcos 1:35)
Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. (Lucas 6:12)
Essas são algumas de várias citações relatadas na bíblia em que Jesus orava. Creio eu que Jesus orava constantemente todos os dias, mas ele separava esses momentos a sós com Deus, num lugar solitário e provavelmente quieto. Jesus é o nosso mestre e somos os seus discípulos, portanto devemos imitá-lo.
E claro, como ele praticava isso, ele também nos ensinou:
E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. (Mateus 6:5,6)
Jesus deixa claro que não devemos orar com o intuito de sermos visto pelos homens, de sermos elogiados, e sim irmos para o nosso quarto, fechar a porta onde ninguém nos vê e orarmos a nosso Pai e somente Ele nos verá e também nos recompensará! E jesus continua...


E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes. (Mateus 6:7,8)
Jesus também deixa claro que quando tivermos orando não devemos usar de vãs repetições, pensando que seremos ouvidos por muito repetir. É importante destacar que Jesus não ta dizendo que não podemos fazer repetições durante a oração, o que ele diz é que não devemos usar de vãs repetições, ou seja, repetições vazias. Podemos perceber isso em momentos de clamor em que pedimos e repetimos porém estamos pedindo de coração, não é vão, mas sim verdadeiro, é um verdadeiro pedido, pois Deus sabe o que nos é necessário antes mesmo de lhe pedirmos.
E aqui chegamos a parte que é preciso ter bem claro em nosso coração: a oração acima de tudo deve ser verdadeira e em dependência do Espírito Santo. Deus não vai te ouvir se você não estiver sendo verdadeiro com ele, portanto nesses momento tente o máximo falar com o Senhor do fundo do seu coração, esqueça "métodos de oração", mas simplesmente diga a Deus o que você realmente ta sentindo, reflita muito e veja se o que você ta pedindo é realmente o que você precisa de fato. Também não tenha medo de mostrar seus pecados ao Senhor, porque ele já sabe de tudo, mas diga tudo ao pé da letra a Ele porque ele quer te ouvir, ele quer ser seu Pai e você precisa agir como filho, confiar no seu pai e falar a verdade pra ele. E se você fizer isso você vai se surpreender no final, vai sentir seu coração limpo e mais perto de Deus, porque Deus é Amor(1 João 4:8) e perdoa os nossos pecados, e ele tem prazer nisso!
Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor. De novo terás compaixão de nós; pisarás as nossas maldades e atirarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar. (Miqueias 7:18,19)
Portanto, aproximemo-nos de Deus em oração, porque ele nos ouve e Ele é muito bom!
Não devemos estar ali orando para cumprir uma tarefa ou obrigação diária, mesmo que seja difícil para alguns fazer isso, o que importa é que fazendo isso que seja feito com uma verdadeira busca à Deus. Pois pense comigo, o que adiante ter "cumprido" essa "oração" e não ter tido comunhão com Deus? Perde totalmente a essência do que é a oração e do que Deus quer ver em nós.
Amemos a oração! Jesus amava orar. Jesus estava pronto a acordar mais cedo e até de madrugada para ter esse momento com o Pai.

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. Filipenses 4:6,7

Comentários